Aprenda a tocar piano e teclado com Synthesia

, ESCRITO POR

Uma das melhores ferramentas para aprender a tocar músicas em teclados ou pianos se chama Synthesia. Neste artigo eu vou falar um pouco sobre esse programa de PC e como você pode usa-lo para aprender a tocar qualquer música desconhecida.

O Synthesia Piano é um programa/jogo desenvolvido em 2006 que permite conectar um teclado MIDI ou o teclado de seu computador para jogar uma espécie de jogo de piano com objetivo de ensinar as pessoas a tocar piano.

Sumário do Artigo
> POR QUE O SYNTHESIA É TÃO POPULAR?
> A MAFIA DOS VÍDEOS DE TECLADO E PIANO NO YOUTUBE
> APRENDA A TOCAR TECLADO OU PIANO COM O PROGRAMA
> COMO ADICIONAR MÚSICA NO PROGRAMA
> DIFICULDADES AO APRENDER

Alguns conseguem aprender a tocar músicas utilizando partituras ou cifra, o Synthesia usa uma abordagem mais amigável, mostrando uma trilha da música sendo tocada diretamente num piano, com a opção de ativar as partituras e notas musicais.

Aprenda a tocar piano e teclado com Synthesia

Ele funciona da mesma forma que o Guitar Hero, tanto que inicialmente ele seria chamado de Piano Hero, mas parece que a empresa do Guitar Hero não gostou e mandou uma ameaça, eles tiveram que mudar o nome para Synthesia. Pode parecer um simples joguinho, mas esse é um dos programas mais populares entre os pianistas e tecladistas da terra.

Por que o Synthesia é tão popular?

A maior vantagem é que ele permite você importar arquivos MIDI de qualquer lugar e ver todas as suas trilhas e como elas são tocadas no teclado. Isso abre a janela para tocar uma variedade infinita de músicas de filmes, séries, jogos, animes e qualquer coisa que a pessoa estiver procurando. Basta encontrar o arquivo MIDI da música na internet.

As suas funcionalidades o torna um programa super rico com conteúdo infinito. Com ele você pode usar seu teclado ou computador para criar arquivos em MIDIs com muitas trilhas e instrumentos diferente e joga-los no aplicativo.

Aprenda a tocar piano e teclado com Synthesia
Escolha qual instrumento sera usado em determinada trilha.

Como o nome sugere, esse programa é um sintetizador que permite o acompanhamento de bateria e milhares de instrumentos, cada instrumento pode ser configurado e determinado por uma cor. Você pode desativar o instrumento ou trilha no programa e aprender um de cada vez.

Esse software de músicas está disponível para Windows, macOS, Android e IOS. Existem alternativas para o Linux chamado de Linthesia.

Infelizmente para adicionar músicas próprias e ouvi-las por completo precisa comprar e desbloquear o programa. Sua versão de iOS custa apenas 29 reais. Como eu uso apenas macOS, não pude saber seu funcionamento no Windows.

A mafia dos vídeos de teclado e piano no youtube

Milhares de canais do youtube gravam vídeos do synthesia executando alguma MIDI e posta no youtube para gerar vizualizações e ensinar pessoas a tocar teclado ou piano.

Aprenda a tocar piano e teclado com Synthesia

Caso você não queira baixar o programa nem procurar arquivos MIDI, basta procurar pelo nome da música seguido de synthesia no youtube que você encontra algum vídeo. As únicas desvantagens de usar vídeos ao invés do programa real é que você não pode voltar, pausar e mudar a velocidade com facilidade.

Alguns youtubers tentam inovar colocando a trilha do synthesia se encaixado em um teclado de verdade sendo tocado com uma mão humana. Outros transparecem o vídeo do synthesia junto com um fundo representando a música em questão, como o anime ou album da música. Outros simplesmente utilizam o som de um piano de verdade por cima do vídeo.

Veja como exemplo o vídeo abaixo que já tem mais de 500.000 vizualizações. Pessoas usam o Synthesia até mesmo para ganhar dinheiro na internet. É possível encontrar qualquer música usando esse programa. Talvez você até tenha visto um vídeo e não reparou o nome.

APRENDA A tocar teclado ou piano COM SYNTHESIA

Com o synthesia você pode usar qualquer música ou trilha sonora de seu gosto para aprender a tocar da maneira que você gosta. Ele apresenta todas as notas sendo tocadas na tela, permitindo pausar, deixar lento e tocar/jogar.

Se você tiver um teclado MIDI, basta conecta-lo ao computador que o synthesia vai reconhece-lo automaticamente. Assim você pode dedicar todo seu tempo no aprendizado e se divertir com as músicas de seu gosto.

Para aprender a ler partituras no synthesia você precisa ativa-las. Durante a execução da música basta clicar no ícone de nota musical do lado do metrônomo. Caso o ícone não apareça você precisa designar uma mão para ao menos uma trilha da música.

Aprenda a tocar piano e teclado com Synthesia

O programa também tem exercícios para desenvolver seu aprendizado, ele ensina escalas, ritmos, técnicas especiais e muitas outras coisas. O programa também mostra o número do dedo que você precisa usar em cada tecla.

Antes de começar cada música você pode editar os instrumentos de cada parte da música, as cores das teclas, a mão de cada uma das teclas, e até excluir partes da música de sua execução. Assim você pode aprender a tocar uma parte de cada vez.

Ele também permite dividir a mão em arquivos MIDI com apenas uma trilha (cor). Basta acessar as configurações da música clicar em mãos, cores e instrumentos, clicar em fundo e selecionar a opção custom. Dividindo o teclado no meio, você têm duas trilhas, uma para cada mão.

Aprenda a tocar piano e teclado com Synthesia

COMO ADICIONAR MÚSICA NO SYNTHESIA

Para encontrar arquivos MIDI e joga-los no programa basta procurar no google, os arquivos são pequenos e fáceis de baixar, não pesam mais de 50kb. Existem milhares de sites e bancos de dados MIDI de praticamente qualquer música. Alguns youtubers disponibilizam o download do arquivo MIDI em seus vídeos.

Baixei o arquivo MIDI, e agora? Nas configurações do programa você escolhe a pasta onde o programa localiza todos arquivos MIDI. Ou você pode simplesmente abrir o arquivo MIDI direto no programa clicando com botão direito do mouse.

Alguns utilizam Metadata Editor para criar arquivos MIDI, caso você tenha alguma habilidade e paciência pode tentar experimenta-lo. Lembrando que existem diferentes versões de arquivos MIDI de uma mesma música. Alguns podem ser praticamente impossíveis de tocar pela gigantesca quantidade de trilhas.

Abaixo vou deixar mais um vídeo de uma das músicas que eu gosto bastante:

O GRANDE PROBLEMA DE USAR O SYNTHESIA

Seja usando o programa ou assistindo vídeos no youtube, existe um grande perigo ao aprender tocar piano com esse programa. Você fica muito acomodado vendo as teclas caindo que esquece de aprender partitura. Você acaba aprendendo a tocar piano de forma errada.

Se não tiver disciplina você vai querer usar apenas o synthesia para aprender ignorando qualquer nota, clave ou partitura. Pode até ser mais rápido aprender usando o programa, mas isso torna você muito dependente, sem treino, com o tempo você acaba esquecendo de tocar algumas músicas. Enquanto quem lê partitura, só precisa olhar o papel.

Por outro lado isso treina bastante sua memória, porque você precisa aprender a tocar a música de ouvido, gravando tudo na sua cabeça sem depender de ler partituras. Eu passei a minha infância usando esse programa, isso dificultou meu aprendizado de partituras, mas sou muito grato porque fui capaz de aprender muitas musicas que nenhum outro lugar ensina.

Ainda assim, não precisa ter medo de usar, use muito e fique a vontade… Espero que tenham gostado deste pequeno artigo, se gostou compartilhe e deixe seus comentários.

Por Favor! Compartilhe Nosso artigo:

Deixe uma resposta